Para dar boa aparência a suas peças mais queridas não basta apenas saber como lavar roupa, é necessário aprender como conservá-las da maneira correta em seu armário. Neste post, você aprende como organizar guarda-roupas e closets de uma forma criativa e funcional, além de dicas para dar durabilidade as suas roupas.
- Primeiro passo: doar é preciso
A arrumação do guarda-roupa começa com uma boa avaliação daquilo que vai e o que fica. Ao selecionar os itens para doação, separe somente o que estiver em bom estado. Peças muito surradas ou furadas têm um destino: pano de chão ou lixeira.
Um detalhe importante, guarda-roupa não é lugar de guardar papel. Este hábito pode atrair poeira e insetos. Por isso, considere o uso de uma cômoda ou baús com tampa para guardar documentos, recibos, fotos, etc.
- Estratégias para organizar guarda-roupa e closets com funcionalidade
Roupas para doação devidamente separadas e guarda-roupa livre de tralhas? Então, é hora de partir para a arrumação. Coloque uma musiquinha para descontrair e mãos à obra!
Uma dica para facilitar esta etapa é dividir a organização do guarda-roupa por setores. Isto é, concentre-se no que deve ir às prateleiras, depois cabideiro e gavetas. Para manter a ordem, procure retornar as peças ao armário agrupando as roupas por tipo.
- O que guardar nas prateleiras?
· Roupas de lã, tricô e crochê, pois o cabide deforma as fibras das malhas. Durante o verão, prefira deixar estes itens nas prateleiras mais altas. Se tiver que empilhar muitas blusas, use separadores e cestos para dar apoio e manter a organização.
· Toalhas, edredons e roupas de cama também ficam bem armazenados em prateleiras. Um jeito interessante de guardar os lençóis, por exemplo, é colocá-los dentro da fronha do jogo de cama à qual pertencem. Isso facilita para encontrar os conjuntos no armário!
Cestos e caixas plásticas são ótimas opções para armazenar roupas nas prateleiras
Foto: Trilliumdesign
Cestos separadores feitos de tecido
conferem personalidade e ajudam na arrumação
- Otimizando o espaço nas gavetas
A estratégia dos rolinhos certamente funciona para otimizar o espaço nas gavetas. A técnica pode ser usada para acomodar praticamente qualquer peça: camisetas, roupas de ginástica, bermudas esportivas, camisolas, pijamas, meias, etc.
Uma outra alternativa são os organizadores com divisórias. Os nichos destes acessórios são perfeitos para guardar meias e roupas íntimas.
Organizadores com divisórias servem para otimizar
o espaço nas gavetas e no armário.
Lembre-se: o melhor jeito de conservar os sutiãs é guardá-los da maneira correta. Para isso, acomode a peça na gaveta encaixando um bojo sobre o outro, depois faça fileiras. Separar os sutiãs por cores e tiposé uma arrumação que também fica interessante.
Cabideiros mais funcionais
Foto: Rubbermaid
A setorização do cabideiro pode ser feita por tipo de roupa, cor e estação do ano
Reserve o cabideiro para pendurar os casacos, jaquetas, vestidos e camisas. Setorizar o espaço é importante para dar organização. Por exemplo, é possível coordenar a separação das roupas por cores, tipos, estação do ano, freqüência com que veste certos trajes, etc. O método vai depender do espaço no seu armário, quantidade de roupas que possui e do que é mais funcional para você.
Uma ideia interessante é usar etiquetas ou cabides de cores diferentes para fazer a organização. E não se esqueça, existem modelos diferentes de cabides para cada tipo de roupa, saiba quais deles utilizar:
- Cabides de madeira: são ótimos para camisa social, pois ajudam manter a peça esticada. Também por serem mais resistentes, estes são recomendados para pendurar roupas mais pesadas como jaquetas e casacos.
- Cabides almofadados: são recomendados para trajes delicados, como vestidos de festa ou lingerie. Estes modelos geralmente possuem botões nas pontas para segurar as alças da roupa no lugar.
- Cabides de plástico: são a opção mais econômica, mas não aguentam roupas muito pesadas. Use este tipo de modelo para roupas leves ou até mesmo para pendurar lenços.
- Cabides com pregador: este modelo é recomendado para pendurar saias e shorts e tem a vantagem de não deixar marcas ou dobras na roupa.
Organize com criatividade
Crie algo novo e original com ideias simples. Afinal, a imaginação é uma aliada para contornar a falta de espaço e conferir organização. Entre no espírito do faça você mesmo e trabalhe com materiais reciclados e o que mais tiver sobrando em casa.
Porta talheres, bandejas e cestinhos são uma boa opção para organizar acessórios variados, cosméticos e perfumes. Se quiser inovar, por que não usar forminhas de silicone ou pratinhos vintage para guardar pulseiras e anéis?
Guarde suas joias com charme usando pratinhos vintage
Foto: Geneva Vanderzeil
Já para os colares, há uma infinidade de opções para organizar que vão desde bastidores de bordado, ganchinhos, molduras, quadros, maçanetas antigas e muitos outros.
E como guardar as bolsas? Bem, elas até podem ser embaladas individualmente, mas um jeito criativo é usar um porta vinhos como organizador de bolsas.
E se você possuir um closet espaçoso, ou até mesmo se tiver um quarto grande, uma ideia interessante é usar uma escada rústica para pendurar algumas roupas. Legal, não é mesmo?
Com um pouco de imaginação, escadas se transformam em cabideiros para a roupa
Você gostou destas dicas para organizar o guarda roupa? Quais são as suas alternativas criativas para conferir espaço e organização? Envie suas sugestões e comentários.
Curta nossa página noFacebook!